dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Grãos  
Milho pipoca e girassol são apostas dos produtores de MT
Em Campo Novo do Parecis, área plantada já chega a 100 mil hectares de girassol e 40 mil hectares de milho pipoca
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Chrystiane da Conceição, Empaer/MT
15/05/2014

Produtores rurais de Campo Novo do Parecis, 384 km a Médio-Norte de Cuiabá, aproveitaram a topografia plana e suavemente ondulada da região para verticalizarem a produção do girassol e do milho pipoca, a segunda e terceira maior safra local com cerca de 100 mil hectares e 40 mil ha. respectivamente.

“O girassol é uma cultura que veio pra ficar e a cada ano nós aprendemos mais. A nossa meta é aumentar o girassol esmagado para 600 toneladas dia, que hoje é de 150 toneladas, e isso é um benefício não só para os associados, mas para a região toda”, destacou o produtor Renato Birck. O cultivo da semente surgiu como uma segunda opção para o alto custo da soja e devido a problemas de logística, inicialmente 40 produtores se uniram para montar a indústria.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Luiz Carlos Alécio, explicou que a união dos produtores fez toda a diferença para o município se destacar nessas culturas. “A nossa intenção é mostrar o potencial do agronegócio no estado de Mato Grosso e a Sedraf está presente em cada região, apoiando iniciativas como esta de Campo Novo do Parecis, pois eles saíram na frente dos demais municípios com a verticalização do girassol e do milho pipoca”.

Outra aposta dos produtores é a diversificação de culturas que, segundo o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Alex Utida, os produtores estão antenados com as novidades tecnológicas. “Hoje nós temos cerca de 150 produtores associados ao sindicato e é padrão esse perfil que busca as novidades em tecnologias. São mais conscientes de que a diversificação, além de enriquecer o solo, diminui o risco de perdas para o produtor, diferente daqueles que ainda estão no sistema de monoculturas”, ressaltou Utida.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Safrinha
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada